quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Muitos Anos de Amor



Muita gente que quer adotar um cachorro prefere filhote, pois acha que um cão adulto não vai se acostumar com a nova casa e à nova família. Ledo engano. Eu escolhi adotar uma cadela adulta porque já não tenho mais pique para aguentar as diabruras de um filhote. E ensinar um filhote o que pode e o que não pode é infinitamente mais difícil do que ensinar um adulto. Numa visita à chácara da minha amiga Gy eu conheci a Shirley, uma adorável vira-lata amarela, já de meia idade, com alguns bigodes brancos. Ela havia sido resgatada pela Gabi e pela Leli com um tumor na vagina alguns meses antes, e já estava operada e tratada. Na casa da Gy, a Shirley dava trabalho. Gostava de se impor com os outros cães, era metida a mandona, e adorava uma briga. Com os humanos era um doce. Para mim, que já tinha outros cães, foi um desafio. Eu queria a Capitu, uma pretinha, mas a Capitu não queria entrar no carro de jeito nenhum. Então a amiga que estava comigo perguntou: "porque você não leva a Shirley?" e não precisou de convite, a Shirley logo pulou sozinha pra dentro do carro. Foi assim que ela me escolheu. 


A Shirley chegou em casa achando que ia mandar. Na primeira briga ela levou uma baita bronca. Eu tenho um outro cachorro encrenqueiro, que adora provocar, e recebo alguns cães em lar temporário. Não demorou muito para a Shirley entender que eu não aceito briga de espécie nenhuma. Então ela aprendeu a ficar imóvel quando algum cachorro vem chamar para briga. Ela ignora as provocações melhor do que muitos humanos!
A Shirley surpreendeu pela rapidez com que aprende as coisas. Só é preciso ensinar uma única vez. Posso deixar a porta de casa aberta, ela só entra quando eu chamo. Ela sabe que pode dormir na almofada do chão, mas não subir no sofá. Sabe que não pode entrar na cozinha, mas pode ficar sentada na porta esperando a comida. Aprendeu rápido esses comandos de senta, deita, fica. Acho que ela faz qualquer coisa pra me agradar. O cão reconhece quando a gente o ama verdadeiramente, e retribui esse amor tentando nos agradar.


As pessoas que visitam a minha casa ficam espantadas como a Shirley é obediente e educada. Parece uma lady. Isso de que cachorro adulto não se acostuma é mito. Se a gente muda o nome do cão, ou coloca um apelido muitos anos depois, ele aprende a atender pelo novo nome. Ele se adapta aos nossos hábitos, nossos horários, nossas rotinas. Aprende o que o dono permite e o que não permite. É o dono quem tem que dizer e demonstrar isso para o cão. E uma vez que eu demonstrei os meus limites para a Shirley, rapidamente ela se adaptou. Não há nenhum resquício da cachorra encrenqueira que ela era. Ela é a minha única amarelinha (meus outros 7 cães e 2 gatos são brancos e pretos ou cinza) por isso ganhou o apelido de Rayovac (quem tem cabelo branco lembra dessa propaganda, as legítimas amarelinhas). E é a coisa mais gostosa de se morder. Todo dia eu belisco e mordo muito aquelas bochechas. E a Shirley ADORA ser mordida! Vai se entender, né?...
Mas peraí, você disse gatos? Ah, sim, a Shirley também aprendeu a não perseguir os gatos. Quem é que disse que cachorro adulto não se acostuma com gatos??? E os gatos chegaram na minha casa bem depois da Shirley. No primeiro dia ela arregalou os olhos e até babou.  Mas foi só falar "nããããão pode" e pronto.


Eu sei que nem todos os cães ficam obedientes como a Shirley. Mesmo os nascidos na nossa casa, têm alguns que são desobedientes até o último dia de vida. Mas isso de ser obediente ou não é da personalidade do cão, a idade não faz diferença. E ao adotar um cachorro adulto a gente tem a vantagem de já conhecer a personalidade dele. Lá em casa tem um pestinha que chegou com 10 dias de vida, e é o cão mais fujão e bagunceiro que eu já conheci. Já nasceu assim, e mesmo com toda a minha autoridade, este aí nunca ficou obediente.
Então, aos que querem adotar um cachorro, eu dou uma dica: experimentem adotar um adulto. Logo no primeiro dia você vai conhecer a devoção de um cão que sabe que você está dando uma nova vida pra ele. Um cachorro resgatado ama e se entrega à gente de uma maneira incrível, eles parecem saber dar valor a esta segunda chance que nós estamos lhes dando.  Dos meus 7 cães, 5 eu adotei adultos, um é esse pestinha aí que chegou com 10 dias, e uma nasceu lá em casa (é a mais velhinha de todas). Ah, e uma das minhas adotadas ainda por cima é cega. Mas isso fica para outra estória.
Adotar é tudo de bom! Adotar ADULTO é ainda melhor!!!
Quem nunca adotou, não sabe o que está perdendo!






Andrea Vidal é servidora publica, tem 10 cães, 2 gatos e 5 cavalos, todos adotados.

3 comentários:

  1. A Shirley é um charme só. Realmente dá para se perceber que ela é uma lady. A Andrea está de parabéns pela bela iniciativa.
    Beijoquitas e lambidinhas na Shirley

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pela Shirley, até tentei deseducá-la com uns petiscos! rsrs E concordo com a Andrea: tds os meus 4 cães foram adotados adultos e só trouxeram coisas boas prá minha vida - se adaptaram rapidinho ao jeitão da casa e são de 1 fidelidade indiscritível.

    ResponderExcluir
  3. Eu resgatei uma cachorrinha atropelada na rua, ela já era adulta, super obediente e educada, infelizmente ela já morreu, mas me deu muitas alegrias!

    Bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir