quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Universo Conspira a Favor de quem Faz o Bem


Tudo começou com uma foto compartilhada no facebook.
À primeira vista era impossível não pensar na dor daquela cadelinha. Depois bateu a revolta ao pensar: como alguém tem coragem de deixar um animal nesse estado? É muita crueldade!
A mistura desses sentimentos nos fez pensar no que poderíamos fazer para ajudar aquele anjinho. Para começar, entramos em contato com a responsável pela denúncia, Laine Carvalho.
A partir dessa conversa, ficou tudo acertado e, na manhã de sexta-feira, dia 2 de dezembro, saímos da Asa Sul rumo a Samambaia (região do entorno do Distrito Federal), onde a cadelinha se encontrava. O percurso dura aproximadamente 45 minutos. Chegando lá encontramos com a Laine, no estacionamento do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). O local onde a cadela estava era próximo dali, num terreno que serve como depósito para materiais de construção de uma madeireira. No canto do terreno estava ela, com um imenso tumor na face, mas um encantador brilho no olhar. Mansa e carinhosa, aquela cadelinha amedrontada aceitou nossos carinhos logo de cara e aproveitou para comer um pouco de comida que havíamos levado. Ao lado da árvore em que estava amarrada havia uma casinha de madeira, improvisada. Ali, no meio de vários entulhos e também amarrado por uma corrente estava outro cão, que nem sabíamos que estaria lá, também muito dócil e atencioso. Pelos vestígios no chão, os dois eram alimentados com restos de galinha e verduras. A vasilha de água tinha mais sujeira do qualquer outra coisa. Aliás, em todo o ambiente, muito lixo misturava-se aos excrementos dos dois. Uma situação de total abandono e falta de respeito com a vida.
Ficamos todos impactados com aquela cena, mas, afinal de contas, estávamos lá para resgatá-los e providenciar cuidados para que ela, principalmente, fosse tratada com rapidez. Ficamos receosos se conseguiríamos levá-los, porque havia dois trabalhadores da madeireira no local. Eles, a princípio, disseram que nem sabiam da existência dos cães, mas, quando viram que realmente iríamos levá-los, ligaram para outro funcionário, que diziam ser o “responsável” pelos animais. Não demorou muito e esse senhor chegou, dizendo que estaríamos fazendo um favor para ele levando a fêmea para se tratar, mas não queria que pegássemos o macho. Impossível deixar aquele animal ali, daquela forma. Então, mesmo sob os protestos dele, colocamos os dois dentro do carro e partimos rumo ao Hospital Veterinário São Francisco, que fica próximo à Hípica.
O resto da história, muitos já conhecem. Kiara e Kimbo foram apadrinhados pelo grupo Salvando Vidas Protetores Independentes - SVPI e estão internados. Kimbo está saudável e prontinho para encontrar um novo lar. Kiara já se submeteu a duas cirurgias para tratamento do terrível tumor na face. O resultado da biópsia apontou mesmo para carcinoma e ela passará pelo tratamento de quimioterapia. Se depender das torcidas e orações que esta história provocou, ela ficará boa e se tornará a doce companhia de uma linda família, muito amorosa. Boa parte dos custos para o tratamento desses dois veio das rifas que o grupo Ação Animal DF (Suzana, Nena e Gy) fez. Rifas que só acontecem porque todo mundo se dispõe a doar um pouquinho, seja nos prêmios, seja ao comprar um bilhete.
Essa é apenas a descrição de como ocorreu o resgate e depois, de como as forças se juntaram em prol dessas duas criaturinhas, vítimas de gente cruel, ignorante e egoísta. Dois anjinhos que não representam nem metade dos cães que sofrem com a negligência dos “donos”.
Alguns já devem ter passado por isso, mas pra quem nunca teve essa experiência: vocês não sabem como é satisfatório ver um animal ser resgatado e saber que, daquele dia em diante, ele será bem cuidado! A Kiara nos deu uma lição que levarei para o resto da minha vida: durante o percurso ela mantinha o brilho no olhar e transmitia uma alegria intensa, apesar da dor.  Kimbo foi quietinho no porta-malas e, quando desceu do carro, nos seguia como se fossemos seus donos há anos.
Essa confiança, essa alegria deles, não tem preço e você também pode experimentar isso se não cruzar os braços diante da dor desses nossos irmãos. Sem medo do que vem depois, arregaçar as mangas e providenciar o socorro, o tratamento, e empenhar-se para que consigam lares em que os animais, de fato, sejam tratados com o respeito e carinho que merecem.
O universo conspira a favor de quem faz o bem.

Nathalia Fleger, mora em Brasília, é estudante

2 comentários:

  1. Que Deus proteja vocês nessa linda tarefa que é ajudar aqueles que sofrem com o descaso humano.
    Mil beijos
    Yvonne

    ResponderExcluir
  2. "Dois anjinhos que não representam nem metade dos cães que sofrem com a negligência dos “donos”."
    Copiei o trecho da Nathalia acima, retirado do seu maravilhoso texto, para salientar que ela foi muito bondosa com a estatística: o que a gente vê, todos os dias, são casos e mais casos de maus-tratos de animais, já seja em casas humildes, já seja em casas de ricos que pouco se importam com os bichos ditos "de estimação".
    Parabéns a essa equipe corajosa, que enfrentou operários mal-encarados com a força do amor e da caridade. Boa sorte aos doces Kiara e Kimbo!
    Gy

    ResponderExcluir