quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um Perneta Turbinado



Nossa história de amor começou pela Internet, quando a Suzane me deu a primeira notícia sobre ele... O Bred havia sido atropelado e recolhido por um casal que o encontrou e entregou à SVPI. Recebeu tratamento na pata lesada e os donos temporários resolveram adotá-lo. Qual não foi a surpresa da Suzana, quando algum tempo depois, ele foi devolvido sob a estranha alegação que o casal "não tinha condições financeiras" de cuidar do Bred, mesmo morando numa linda casa e já tendo outros cãezinhos de raça!
Para azar do Bred, estes irresponsáveis "donos" não lhe dispensaram o cuidado necessário e sua pata piorou muito. Embora a Suzane tenha lhe proporcionado toda a assistência veterinária possível, infelizmente, não foi possível evitar a amputação. Assim meu amiguinho perdeu, por displicência daqueles que deveriam tê-lo protegido, uma de suas patas dianteiras! Toda a história do Bred muito me emocionou, desde o início e assim começou "nosso namoro". Paralelamente a esta história, o sofrimento de minha weimaranner lá na chácara muito me enternecia! Seu companheiro de 9 anos havia falecido e todas as manhãs, por volta das 5 horas ela começava a uivar, no mesmo horário em que acordavam e saíam de suas casinhas para brincar! Deixou de entrar no canil onde ficavam as moradias dela e do Héros e passou a dormir dentro de uma vala que havíamos aberto para plantar um coqueiro, no frio e na terra! Este comportamento dela mexia com meu coração e pensava: como posso ajudá-la? Procurando um companheiro da mesma raça? Devido a quantidade de cães na chácara ter atingido uns 10 outra vez (houve uma época que tinha sido reduzido, devido à morte natural de alguns), entre adotados, salvos e ganhos, eu e meu marido já tínhamos decidido não pegarmos mais nenhum, pois é complicado para o caseiro conseguir cuidar de tudo! Mas, aquela voz lá dentro de mim começou a dizer: porque você não traz o Bred para ser o novo companheiro da Ágata? Seria ótimo para os dois! E, assim, lá fui eu procurar a Suzane, num desses sábados de adoção. Combinamos tudo e eu o trouxe! O resultado? Uma amizade entre nós verdadeira e um enorme carinho!
O Bred é um cachorro bem peralta! Mesmo tendo apenas 3 patas, corre o dia inteiro e a Ágata mal consegue acompanhá-lo! Apronta todas! Na primeira semana uniu-se à ela para cavar por debaixo da cerca, ou melhor, ele levantava com o focinho a tela, já que não conseguia equilibrar-se para cavar, enquanto ela cavava! Rs... Acreditem se quiserem: conseguiram sair para um passeio, mas foram surpreendidos pelo vizinho que logo nos avisou e meu caseiro, rapidamente, capturou os "fujões"! Tivemos que refazer toda a cerca! E quase que semanalmente é preciso verificar tudo de novo, pois ele puxa as estacas que a prendem, para brincar! Ensinou à Ágata a "roubar" as cenouras do cocho do cavalo, para "desespero" do pobre do Serrano, que com o tempo acabou tornando-se amigo do Bred e já o flagramos até lambendo-o! Rs...A última do Bred? Pendurar-se no rabo do Serrano, que corre com ele pelo pasto! Rs...
Tentei flagrá-los, mas foram mais rápidos que minha máquina fotográfica e estas são as duas fotos que consegui tirar dele com o Serrano e com a Ágata.


A qualidade delas ficou ruim, mas o Bred só pára quando viro as costas. É o tempo todo correndo e pulando. Imagino se tivesse as 4 patas! Rs...

Nota: quando fui buscá-lo com a Suzane, acomodamo-lo no banco de traz do carro. Não é que ele, durante o percurso até a chácara roeu o cinto de segurança? Rs...

                                                                     
Ângela Maria Castilho

5 comentários:

  1. Quantas vezes eu ler a história do Bred, quantas vezes vou me emocionar!O SVPI já resgatou muitos animais, mas alguns falam mais fundo no coração e o Bred é um deles. Mesmo com a pata pendurada ( era assim que estava quando o peguei de volta), jamais rosnou, tentou morder durante os curativos diários - Bred sempre estava feliz, não importava o incomodo, a dor. Vê-lo e ganhar seus abraços desajeitados melhoravam qq problema, tornavam a vida mais bonita. Que S. Francisco abençoe sempre a Angela - melhor "mãe" para ele, impossível!

    ResponderExcluir
  2. Linda história, apesar dos pesares..
    Queria eu ter uma casa com o quintal enorme pra encher de Brads.
    Parabéns, lindo demais.

    ResponderExcluir
  3. Creio que a maior alegria para um protetor é confiar um bichinho resgatado, tratado, recuperado a uma família como a da Ângela. Exemplos como esse nos motivam a continuar e a ter esperança de que tudo que fazemos vale à pena. Suzana

    ResponderExcluir
  4. Cada dia que passa me surpreendo mais com tantos animais especiais que tenho notícias. Como é gratificante vê-los bem, vivendo com pessoas que realmente os amam e cuidam deles com tanto carinho. Parabéns Ângela por fazer o Bred tão feliz, que Deus a abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  5. O que choca nesta história é a primeira família que deixou o animal perder a pata por descaso. Que ele é feliz e peralta mesmo sem ela, consola, mas não é justo. Qualquer amputado sabe a falta que faz um membro, ainda mais dianteiro. O final feliz foi que Suzane o amparou e cuidou dele novamente, e Suzane é uma Fada dos Animais. E, depois, Ângela e sua família deram ao Bred o amor e acolhimento merecidos pelo cão especial que ele é. Parabéns! E que sirva de exemplo para outros, se não puder dar o melhor de si a um animal, não o adote para causar-lhe danos. Simples assim.

    ResponderExcluir