quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Olhos nos Olhos, Quero Ver o que Você Faz…



Meu nome é Serena. Eu sofri abusos de alguns seres humanos. Passei fome, passei frio, senti medo, fui chutada, fui encurralada, apanhei, vivia assustada.

O Augusto Abrigo me acolheu há mais ou menos um ano. Nos primeiros dias, fiquei internada em uma clínica para recuperar-me do que havia acontecido. Quando eu estava melhor fiz uma cirurgia de castração. Depois fui para meu novo lar e lá encontrei amor, carinho, paz. Lá a gente esquece que sofreu e lá eu encontrei minha mãe. Ela é voluntária.

Quando nos vimos, nossos olhares não viram mais nada além de uma a outra. Eu corri para seu abraço e lambi muito seu rosto. Não pensei em nada, apenas em chegar perto dela. Ela disse que seu coração esquentou e abriu-se em flor.

Depois disso nada nos separou. Mamãe diz que ela foi resgatada por mim. Hoje eu tenho uma irmã canina, a Berkana, uma beagle linda, um irmão humano, um papai humano e minha mamãe humana.

Às vezes estou dormindo e acordo com minha mãe me olhando. Outras vezes minha irmã Berkana vem e deita pertinho de mim, principalmente nesse tempo frio. Meu pai fica entre mim e a Berkana, na cama assistindo televisão no quarto. Meu irmão humano, Gabriel, dorme comigo depois do almoço. Tenho uma caminha bem gostosinha que fica no quarto dos meus pais, igual à da Berka. A dela fica de frente para meu Pai, eles se amam muito, a minha fica de frente para minha mãe, nós todos nos amamos muito.

Eu vim hoje depois de um ano, latir para vocês que estou muito feliz, que se não fosse o socorro que eu tive, poderia ainda estar em baixo de carros e caminhões tentando dormir, poderia ter sido atropelada e estar paraplégica como alguns dos meus irmãos caninos e felinos que estão no Augusto, poderia ainda estar sofrendo aqueles abusos que me doíam o corpo e a alma.

Vim também fazer um apelo a você:
  • Castre seus animais fêmeas. Se elas reproduzirem e você não puder ficar com os filhotes, talvez tenha vontade de largá-los em algum lugar, e isso não será justo nem com a sua fêmea, nem com os filhotes dela.
  • Castre seus animais machos para que eles não saiam atrás de fêmeas que ainda não foram castradas e se percam de suas famílias, e com isso acabem fazendo parte da estatística cruel da posse irresponsável.
  • Leve-os ao veterinário, mantenha suas vacinas em dia, deixe sempre água potável disponível, não deixe faltar comida para eles.
  • Identifique seu animal de estimação. Pode ser na coleira, ou em uma plaquinha, pode ser apenas com seu telefone. Creia, as pessoas na redondeza de sua residência, vão perceber que seu animal está perdido e tem dono, pois ainda não está machucado, sujo, mancando e ligarão para você. Quando já estamos sujos, feios, maltratados nossa chance diminui, as pessoas tem medo de aproximar-se de nós. Identificar seu animal faz parte da cartilha da posse responsável.
  • Preste socorro a um animal ferido, no final as coisas se ajustam, talvez esse animal complete sua família, assim como completei a minha.
Ser abandonada foi muito triste e se não existissem os abrigos, os protetores, os protetores independentes, o que teria sido de mim? Eu poderia estar morta. Mas eu não estou. Estou aqui te dando meu depoimento de felicidade de alegria por ter tido uma segunda chance dada pelo Augusto Abrigo.

Olhe em meus olhos, sinta o que eles estão te dizendo.



Angélica Bessa é fotógrafa desde 1990 (todas as fotos deste depoimento são suas), voluntária do Augusto Abrigo há mais de um ano e começou a estudar direito com intuito de defender os animais. Atua em direito ambiental e direito de família e prepara-se para tornar-se Promotora e assim poder salvaguardar o direito dos animais com maior exatidão. Casada com Fernando Bessa com quem tem duas filhas de patas, Berkana uma beagle de 8 anos e Serena uma mestiça  de aproximadamente 2 anos.

3 comentários:

  1. Angélica, desejo a você todo o sucesso do mundo!!! Quero vê-la, ainda, atuando em uma promotoria em defesa dos nossos queridos animais.

    Beijos e mais beijos para você linda Serena! Chegará um dia em que todos os animais terão somente histórias felizes para contar! Tenho fé.

    ResponderExcluir
  2. Nena, Gy, Suzana, obrigada pela publicação da Historinha da Serena. Ela é um anjo mesmo, um doce de ser...Ela está aqui agradecendo a homenagem.

    Sônia Regina, obrigada, o caminho da promotoria é longo, mas eu logo, logo estarei lá, de uma forma mais ampla, fazendo o que vim aqui nesse mundo para fazer...

    Serena agradece você Sônia pelo carinho, ela também tem fé, pois para ela, as histórias felizes começaram o dia que Amilene Almeida, resgatou ela da rua, e conseguiu uma vaga para ela no Abrigo.

    ResponderExcluir
  3. A Serena, Berkana e Angélica são lindas!

    ResponderExcluir